Melhores práticas: Como falar em rádios bidirecionais

O rádio bidirecional é uma ferramenta de comunicação crítica em vários setores, portanto, é importante garantir que seus funcionários saibam como falar usando rádios bidirecionais.

O treinamento básico pode fazer a diferença entre comunicações eficientes e oportunas e um colapso total das comunicações. Aqui estão algumas dicas sobre como garantir que todos em sua equipe possam se comunicar com eficácia usando rádios bidirecionais.

Melhores-praticas-radios-bidirecionais.jpg

Prepare-se antes de falar

  • Identifique-se antes de falar - memorize os indicativos de chamada e use os seus antes de falar
  • Pare um momento para pensar sobre o que você vai dizer antes de dizê-lo. Você entenderia suas próprias instruções?
  • Tente e considere a maneira mais concisa e direta de explicar as coisas antes de lançar instruções complexas para sua equipe pelo rádio.

Fale com clareza e devagar

  • Esteja ciente do volume da sua voz e fale o mais claramente que puder
  • Fale um pouco mais alto quando estiver ao ar livre em situações barulhentas
  • Se você falar muito rápido, os outros não o entenderão porque não têm tempo para digerir o que você está dizendo
  • Lembre-se de que as pessoas costumam falar rapidamente em situações estressantes, então respire fundo antes de ligar e diga claramente o que você está tentando comunicar
  • Se alguém não entender uma palavra ou estiver confuso com um homônimo (como meio e peso), use o alfabeto fonético para soletrar a palavra

Diga frases curtas e simples

  • Evite a sobrecarga de informações e frases longas e complicadas
  • Em vez de entregar tudo de uma vez, divida as instruções em mensagens simples para que possam ser facilmente compreendidas
  • Se você tem várias coisas para cobrir, fale um ponto e diga ‘pausa’, espere alguns segundos, então fale o próximo ponto e novamente diga ‘pausa’ - isso permite que a outra parte fale ou peça esclarecimentos.
  • Permaneça no tópico e mantenha suas conversas de rádio curtas, concisas e relacionadas ao negócio em questão. Fofoca e conversa fiada bloqueiam canais para outros usuários de rádio
  • Diga ‘sobre’ para indicar que você terminou, para que a outra parte saiba que pode falar ou responder
  • Encerre a chamada dizendo "cambio"

Certifique-se de que você é compreendido

  • Um simples 'você copia?' Pode confirmar se alguém entendeu o que você disse
  • Às vezes, as pessoas não vão avisar que não entendem o que você está dizendo
  • Se eles não parecem ter entendido suas instruções, vale a pena dedicar algum tempo para explicá-los novamente.

Não interrompa

  • Se alguém estiver falando, não tente transmitir e interromper
  • Sempre espere até que as pessoas terminem sua transmissão antes de responder para garantir uma comunicação clara para todas as partes
  • Treine adequadamente a equipe
  • Se você está investindo em rádios bidirecionais para sua equipe, vale a pena reservar um tempo para dar a eles um treinamento abrangente sobre como usá-los
  • Treine sua equipe nas melhores práticas de comunicação de rádio, na terminologia de rádio e nos possíveis códigos de rádio que você usa em sua empresa, como cuidar e carregar rádios e como usar recursos de segurança, como chamadas de emergência e homem abatido, e como usar canais de rádio e zonas

Realize verificações regulares de rádio

  • Antes de entrar em serviço, certifique-se de que a bateria do rádio está carregada e ligada
  • Mantenha o volume alto o suficiente para ouvir as chamadas
  • Faça verificações regulares de rádio para garantir que tudo está funcionando e que você ainda está dentro do alcance
  • Ligue para um rádio e diga “Verificação de rádio”; se você receber uma verificação de rádio e puder ouvi-la claramente, responda “Leio alto e bom som”

Não presuma que todas as conversas são privadas

  • Não transmita informações sensíveis ou confidenciais - você pode estar usando um canal compartilhado
  • Não revele informações confidenciais ou fale sobre coisas que são excessivamente pessoais através do seu rádio
  • Se chamadas privadas e informações seguras são vitais para o seu negócio, certifique-se de que o seu rádio esteja equipado com criptografia avançada

11 março 2021