5 Recursos de Comunicação Indispensáveis para o Varejo

É indiscutível que soluções de radiocomunicação podem fazer muito pelo setor de varejo. De uma equipe que trabalha com agilidade a setores integrados, a comunicação importa, e muito, para o setor.

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Permitir que os colaboradores se comuniquem facilmente ajuda a aumentar a produtividade, o que reflete no atendimento ao cliente. Com um sistema bem dimensionado para cada necessidade, a comunicação da loja ficará melhor e mais eficiente do que nunca.

Mais de 86% dos compradores gastarão mais para fazer negócios com uma loja que ofereça uma excelente experiência ao cliente. Reunimos nesse neste artigo os 5 recursos de comunicação indispensáveis para o setor de varejo:

1. COMUNICAÇÃO DISCRETA E ACESSÓRIOS

No setor de varejo, a experiência do cliente está sempre em primeiro lugar. Para criar um ambiente acolhedor, é recomendado que se utilize equipamentos discretos. A comunicação via rádio permite que você tenha uma comunicação discreta com o uso de acessórios. Para ter certeza que o ambiente da loja não seja "barulhento ou conturbado", o ideal é fazer um investimento em acessórios discretos para comunicação conveniente.

São muitas as possibilidades de acessórios como fones de ouvido, fones bluetooth, carregadores múltiplos entre outros equipamentos que podem facilitar a operação da equipe e transformar a comunicação no ponto de venda.

2. OPERAÇÃO E MODO ANALÓGICO E DIGITAL

Para os varejistas que já possuem investimentos em equipamentos analógicos, é possível fazer a migração gradativa para os equipamentos digitais, dado que muitos equipamentos podem operar em modo híbrido. Os rádios modernos operam em modo digital, e podem trazer muitas vantagens aos usuários, entre elas, clareza no áudio, funcionalidades e melhor desempenho. Além disso tudo, migração do analógico para o digital é uma realidade por conta das normas da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, determinar prazo para não autorizar e nem renovar licenças para rádios analógicos na frequência VHF.

Com isso, as empresas licenciadas que fazem uso dessa tecnologia precisam realizar a migração do analógico para o digital ou para outras faixas de frequência. Podemos citar o exemplo do rádio Hytera PD406, que pode operar em modo híbrido.

Empresas de varejo que operam ainda com rádios analógicos podem fazer a migração gradativa.

3. AUTONOMIA DA BATERIA

Muitas vezes, no setor de varejo, os turnos são longos e exigem muito das equipes. Os rádios profissionais têm uma grande vantagem no que tange a autonomia da bateria. Com uma bateria durável, permite turnos completos sejam feitos sem necessidade de recarga.

O rádio PD506 por exemplo, pode operar no modo digital, pelo menos 16 horas em ciclo de operação de 5-5-90. Ou seja 5% do tempo transmitindo, 5% do tempo recebendo e 90% do tempo em standby.

Clique AQUI e saiba mais sobre a tecnologia por trás da bateria Hytera.

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4. CHAMADA DE VOZ INSTANTÂNEA

O grande diferencial da radiocomunicação perante os outros equipamentos de comunicação instantâneos é a capacidade de realizar chamadas de voz instantâneas. Os padrões de rádio bidirecional, como o DMR (Digital Mobile Radio), oferecem uma ampla variedade de tipos de chamadas de voz, oferecendo aos usuários opções e flexibilidade consideráveis, incluindo chamadas individuais particulares e chamadas de grupo.

No setor de varejo, por exemplo, esse recurso pode ser utilizado de forma a conectar setores específicos, isso faz com que usuários que não necessitem de uma determinada informação não sejam incomodados.

Basicamente, podemos diferenciar os tipos de chamadas em: chamada de grupo e chamada de transmissão.

Chamada de grupo: O tipo mais comum de chamada de voz é a chamada de grupo. Os grupos são criados para permitir que equipes ou tipos de trabalho específicos comuniquem informações relevantes apenas para eles.

Chamada de transmissão: Ocorre quando apenas uma pessoa pode transmitir e todos os outros devem ouvir. Os ouvintes não podem transmitir nesse canal.

Clique AQUI e saiba tudo sobre a importância da chamada de voz.

5. COMUNICAÇÃO PRIVADA, SEM DEPENDER DO SERVIÇO DE TERCEIROS.

Perder a oportunidade de encantar um cliente ou deixar que um erro operacional aconteça por falha de comunicação é frustrante. Quem depende de celulares e internet tradicional sabe como a instabilidade é prejudicial e que esse é um elemento que precisa ser considerado na hora de planejar os investimentos em infraestrutura de comunicação.

Com a radiocomunicação o setor de varejo não depende de rede de telefonia ou de internet.

A experiência do cliente conta acima de tudo. Inúmeras vezes já sentimos que estamos nas mãos dos prestadores de serviços como os de telefonia ou provedores de internet. O problema da falta do serviço pode ocorrer quando você mais precisa, e é por isso podemos afirmar que a radiocomunicação para o setor de varejo cabe tão bem.

Com os radiocomunicadores você tem uma comunicação privada instantânea independente de terceiros.

15 junho 2021